data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Participaram da reunião representantes do Sindilojas, Cacism, Sindigêneros, CDL, Sinduscon e Espaço Contábil.
Um novo decreto com medidas restritivas em função do coronavírus foi publicado nesta quarta-feira pela prefeitura de Santa Maria. Após uma reunião durante a manhã na sede do Executivo,entre o chefe da Casa Cívil, Guilherme Cortez, secretários e dirigentes de entidades representativas do comércio e indústria, foi decidido que casas noturnas, boates, casas de eventos, teatros, museus, circo, bibliotecas, sedes sociais de clubes e cinema devem ter seu funcionamento suspenso até 30 de março, a contar a partir da próxima quinta-feira. Veja o decreto completo aqui.
VÍDEO: movimento é baixo no Calçadão e na Avenida Presidente Vargas
Academias, centro de treinamentos e centro de ginástica terão seu funcionamento alterado. A lotação máxima desses locais não poderá exceder 50% da capacidade máxima. Ainda, fica limitado o acesso de pessoas a velórios e afins a 30% da capacidade máxima prevista.
- Estamos em contato diariamente com especialistas para tomar as decisões. Alterações podem ocorrer, conforme evoluir a situação do coronavírus - diz Cortez.
No documento, ainda são determinadas medidas para os concessionários do transporte público e permissionários de táxis, que devem circular sempre com vidros abertos, realizar higienização dos veículos ao final de cada viagem e disponibilizar álcool em gel, entre outras medidas. Fica vedada, também, a redução de linhas do transporte público coletivo sem prévia análise e autorização da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana.
O horário de funcionamento dos shoppings fica definido entre meio-dia e 18h. O Shopping Independência e as lojas do comércio varejista não sofrem restrições neste momento, mas devem intensificar a higienização e são orientados reduzir o número de trabalhadores através de revezamentos, por exemplo.
Preço do álcool gel em Santa Maria pode aumentar mais de 1000%
- Não tem como negar que há uma redução de 50% no público de clientes. As pessoas estão muito temerosas de sair de casa. O comércio de rua sentiu. Estamos tomando algumas medidas para que o número de funcionários seja reduzido. Já começamos a fazer revezamentos de equipes, justamente porque as demandas estão reduzidas - fala a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Marli Rigo, que também é vice-presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento Varejista (AGV).
Os estabelecimentos e empresas que não cumprirem com as determinações e orientações serão punidos conforme o Código de Postura do Município. Durante a tarde de ontem, a Prefeitura também reuniu o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) para uma reunião no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O objetivo foi apresentar o Decreto Executivo aos órgãos de segurança, já que as forças da cidade auxiliarão no cumprimento e na fiscalização das medidas de prevenção adotadas pelo Município.
Participaram da reunião representantes do Sindilojas, Cacism, Sindigêneros, CDL, Sinduscon e Espaço Contábil.